Tema: “Produção Audiovisual e Mercado para Filmes Patrimoniais”
Duração total: 6 horas
Duração por módulo: 2 horas
Total de vagas: 36
Datas: 7, 8 e 9 de junho de 2022
Horários: será realizada no período noturno das 19:00 às 21:00
Ementa: A realização destes encontros no formato de oficinas abordará as técnicas e conceitos teóricos de produções audiovisuais de caráter etnográfico e documentário para salvaguarda e difusão dos bens culturais imateriais e, as perspectivas para captação de recursos e parcerias para realização de filmes patrimoniais.
Certificado: Emitido– Programa de Pós-graduação de Mestrado em Estudos Culturais, Memória e Patrimônio da Universidade Estadual de Goiás – Campus Cora Coralina – Cidade de Goiás
Conteúdo Programático:
Módulo 1 - Produção audiovisual de filmes patrimoniais: “Enxergar o som e ouvir a imagem”
Serão abordados aspectos técnicos de produções audiovisuais empreendidas por pequenas equipes e principalmente para quem trabalha quase que individualmente, desde a captação de imagens aos princípios da edição e finalização.
Módulo 2 - Mercado audiovisual para filmes patrimoniais. “Oportunidade de negócios para filmes patrimoniais”
Mediadora: Selma Parreira - Artista visual, arte educadora e pesquisadora na Faculdade de Artes Visuais / UFG. Com formação em Licenciatura em Artes Plásticas, 1980 e Mestra em Artes e Cultura Visual, 2010, Fav/ UFG.
Serão abordadas e apresentadas as leis de incentivo; editais públicos; modelos de prestação de serviços especializados; modelos parcerias público privada que dialogam diretamente com produtos audiovisuais de conteúdo patrimonial.
Módulo 3 - Audiovisual e Patrimônio Cultural. “O produto audiovisual enquanto documento histórico”.
Mediador: Prof. Dr. Thiago Sant’Anna - Historiador, com Doutorado em História pela Universidade de Brasília, e Pós-Doutorado em Artes e Cultura Visual pelo Programa de Pós-Graduação em Artes e Cultura Visual, na Faculdade de Artes Visuais/Universidade Federal de Goiás.
Serão abordados os temas relacionados à trajetória histórica, a legislação e as etapas do reconhecimento oficial do suporte audiovisual enquanto fonte histórica.
Perfil do ministrante:
Pedro Augusto Diniz é Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Estudos Culturais,
Memória e Patrimônio (PROMEP/UEG); possui Pós-graduação em Relações Internacionais pela PUC-Goiás, Goiânia-GO;
graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Goiás – UFG, Goiânia-GO;
Coordenador geral do projeto “Festival de Cinema e Memórias Cerratenses” / FCMC, aprovado pela lei Aldir Blanc em 2021.